Data/Hora: 21 Mai 2013, 14:51

Os Horários são TMG

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 569 mensagens ]  Ir para página - Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 38  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 10:55 

Registado: 14 Ago 2006, 12:46
Hmm, a tendência que algumas pessoas têm para partir para o radicalismo e os ataques pessoais é incrivel.

TheGrimReaper não negaste nada que eu tivesse escrito acima e até disseste a mesma coisa por outras palavras. :roll: Leia-se que nem sequer critiquei o nivel de profissionalismo dos alunos dos dois sistemas, sendo assim não retiro nada do que escrevi.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 11:13 

Registado: 25 Jun 2006, 22:14
TheGrimReaper Escreveu:
Billy Escreveu:
O ensino universitário e politécnico são diferentes entre entre si. Na generalidade dos cursos das áreas científica e de letras o ensino universitário é claramente superior, penso que ninguém pode discordar desta afirmação, até porque também não há grande oferta destes cursos pelo politécnico (exceptuando-se tecnologias de saúde). O ensino politécnico é mais virado para as áreas de engenharia e outras de componente prática, não permitindo uma progressão académica tão aprofundada como nas universidades (nomeadamente o grau de doutoramento). Daí que o ensino teórico nas universidades seja mais abrangente às vezes em detrimento do prático.

Quase que me atrevo a dizer que é como comparar o secundário a uma escola profissional, dada as parecenças entre os argumentos dos que defendem cada uma das partes. :lol:

agora é a minha vez de dizer : SANTA IGNORÂNCIA

o sistema de ensino superior português foi pensado inicialmente como sistema binário

Hà medida que os anos foram passando forma sendo instituidas alterações nos sistemas curriculares de ambos dos sistemas...por exemplo antes só se podia tirara o bacheralato em engenhari no politecnico e actualmente ja se pode tirar licenciatura....e como este existem outros exemplos

claramente que esta aproximação dos dois sistemas nao deixou que se mantivessem algumas caracteristicas proprias...o politecnico continua mt virado para uma conjugação de ensino pratico p.e. A nivel legal o politecnico nao pode ( sozinho) conceder o grau de doutor (Doutoramento...mas pode conceder o grau de mestre!!!)...mas isso nao implica que um licenciado num politecnico nao possa ser doutorado.

com o processo de bolonha estas diferenças tendem a desaparecer.....

mas nao creio que haja descredito em ser aluno de uma instituição ou de outra...cada uma delas tem vantagens e desvantagens e no fim temos que aproveitar o que aprendemos, seja na universidade ou no poitecnico, e sermos excelentes profissionais.

Tu sais engenheiro ou engenheiro tecnico (lol) mas nao sais um profissional.So com a experiencia é que se vao saindo profissionais.A diferença é que quando sais duma universidade tens bases teoricas muito mais vastas em comparaçao com o tecnico logo "sais" a frente deles.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 13:03 

Registado: 19 Dez 2006, 20:40
tanto na FEUP como no ISEP sais como engenherio, penso eu de que

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 13:13 

Registado: 22 Mai 2006, 13:30
Localização: "ramalde, previdencia, aleixo, s. joao de deus , aldoar , fonte da moura, sé."
Pensei que do ISEP se saia técnico de engenharia :shock:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 13:52 

tecnico de engenharia ? opa nem sabia dessa designação

mas fui pesquisar e de facto tanto o ISEP como o ISEL são acreditados pela Ordem dos engenheiros logo quem sai desses cursos é admitido na ordem com a designação de engenheiro.

A info ta online em:

http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... =855&pid=0

e tambem em:
http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... =511&pid=0

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 18:08 

Registado: 03 Jul 2006, 21:55
TheGrimReaper Escreveu:
tecnico de engenharia ? opa nem sabia dessa designação

mas fui pesquisar e de facto tanto o ISEP como o ISEL são acreditados pela Ordem dos engenheiros logo quem sai desses cursos é admitido na ordem com a designação de engenheiro.

A info ta online em:

http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... =855&pid=0

e tambem em:
http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... =511&pid=0

Exactamente. O ISEL é das instituições com mais tradição em engenharia e, neste momento, das escolas do Instituto Politécnico de Lisboa, é aquela que todos os anos tem mais candidaturas e alunos.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 18:51 

Registado: 19 Jul 2006, 11:54
Já k se ta aki a falar da Ordem de Engenheiros...

Os engenheiros do ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) são reconhecidos pela ordem? :?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 18:56 

Tânita Escreveu:

Os engenheiros do ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) são reconhecidos pela ordem? :?

basta consultares os links que dei para ver que embora os cursos do ISEC nao sejam reconhecidos pela ordem....todos os licenciados em engenharia em QUALQER estabelecimento serão admitido à OE mediante a prestação de uma prova de admissão

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 19:54 

Registado: 26 Fev 2007, 22:49
Boas! A minha duvida é a seguinte:
Se tirar licenciatura em Eng. Eletromecanica no ISEC e fizer o mestrado na UBI fico a pertencer à OE ou tenho k fazer provas?
Pergunto isto porque o curso no ISEC não está na ordem enquanto na UBI está

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 08 Jun 2007, 21:19 

Nebur Escreveu:
Boas! A minha duvida é a seguinte:
Se tirar licenciatura em Eng. Eletromecanica no ISEC e fizer o mestrado na UBI fico a pertencer à OE ou tenho k fazer provas?
Pergunto isto porque o curso no ISEC não está na ordem enquanto na UBI está

é pa boa pergunta...se calhar é melhor contactares com os serviços administrativos da OE para te responderem a essa pergunta

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 09 Jun 2007, 14:23 

Registado: 03 Jul 2006, 21:55
TheGrimReaper Escreveu:
Tânita Escreveu:

basta consultares os links que dei para ver que embora os cursos do ISEC nao sejam reconhecidos pela ordem....todos os licenciados em engenharia em QUALQER estabelecimento serão admitido à OE mediante a prestação de uma prova de admissão

Lamento informar-te de que estás enganado. Os licenciados dos cursos listados nesta página http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=511&pid=0 estão dispensados da realização da prova de admissão na Ordem. Somente os cursos não reconhecidos pela Ordem carecem de exame para admissão.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 09 Jun 2007, 14:41 

Registado: 09 Jun 2007, 14:19
Uma maneira que posso expor a diferença entre universidade e politécnico:

Universidade faz a formação de Engenheiros e as Escola Politécnicas formam Engenheiros Técnicos.

Os Engenheiros fazem a projecçao e implementação de projectos com autorização da Ordem dos Engenheiros e os engenheiros técnicos...como indica o próprio nome, executam-nos!

pelo menos isto é o que cheguei à conclusão com várias pesquisas que tenho feito!

cumps

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 09 Jun 2007, 15:01 

Registado: 09 Jun 2007, 14:19
Billy Escreveu:

Quase que me atrevo a dizer que é como comparar o secundário a uma escola profissional, dada as parecenças entre os argumentos dos que defendem cada uma das partes. :lol:

concordo. Eu própria estou numa escola privada de ensino profissional e sempre sou "rebaixada" pelos meus amigos que estao no ensino secundário. Concordo que a parte teórica é muito mais exigente e difícil do que os do curso profissional, mas se formos ver a componente prática do ensino profissional, nomeadamente os estágios, as PAP's e Apresentações, trabalhos, projectos, macromódulos também torna, de um certo modo, ensino profissional difícil.
ou seja os dois tipos têm as suas dificuldades, sendo numa prática e noutra a teórica.

No primeiro ano do meu curso profissional era só teoria, matérias que irei ter contacto na universidade por serem bases de engenharias.

Ora por isso concordo com o que Billy disse . Eu própria vou seguir para universidade porque o curso de engenharia em computadores e telemática só é dada na Universidade de Aveiro e acredito que as diferenças do ensino universitário e politécnico seja a mesma que se pode verificar entre os ensinos secundários e profissionais!

Há que ter respeito pelas duas escolas, porque tanto uma como outra, tem um papel primordial no nosso país porque um complementa o outro!

cumps

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 09 Jun 2007, 15:52 

Sanaz Escreveu:
Billy Escreveu:

concordo. Eu própria estou numa escola privada de ensino profissional e sempre sou "rebaixada" pelos meus amigos que estao no ensino secundário. Concordo que a parte teórica é muito mais exigente e difícil do que os do curso profissional, mas se formos ver a componente prática do ensino profissional, nomeadamente os estágios, as PAP's e Apresentações, trabalhos, projectos, macromódulos também torna, de um certo modo, ensino profissional difícil.
ou seja os dois tipos têm as suas dificuldades, sendo numa prática e noutra a teórica.

No primeiro ano do meu curso profissional era só teoria, matérias que irei ter contacto na universidade por serem bases de engenharias.

Ora por isso concordo com o que Billy disse . Eu própria vou seguir para universidade porque o curso de engenharia em computadores e telemática só é dada na Universidade de Aveiro e acredito que as diferenças do ensino universitário e politécnico seja a mesma que se pode verificar entre os ensinos secundários e profissionais!

Há que ter respeito pelas duas escolas, porque tanto uma como outra, tem um papel primordial no nosso país porque um complementa o outro!

cumps

é pa são opções...mas na area da engenharia os istitutos politecnicos de lisboa e porto são acreditados pela OE...e todos os que tiram licenciaturas em escolas que não têm ainda o processo de acreditação, podem entrar na ordem mediante uma prova de admissão e usar o titulo de engenheiro, fazendo tudo aquilo que os engenheiros fazem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 23 Jun 2007, 16:59 

Registado: 28 Fev 2007, 22:06
Mas tambem segundo a ordem dos engenheiros os outros cursos só não são reconhecidos porque não exigem "requisitos minimos" para frequentarem os seus cursos, nomeadamente fisica e matematica, pois ha universidades e politecnicos que permitem a entrada numa engenharia sem essas provas de ingresso, subtituinduas por (ex. portugues, geometria descritiva, geografia), que penso não se enquadrarem numa engenharia.
Mas por outro lado e falamdo na informatica no isec, tem que se ver outros aspectos do tipo todos os alunos serem certificas dos pelas grandes empresas mundias da area, ex Microsoft, Cisco, o que já é uma grande vantagem para a obtenção de um emprego. Pelo que me dizem entre o ISEC e a FCTUC o isec tem uma biblioteca muito mais avançada e vasta para a area... visto que os alunos da FCTUC frequentam a biblioteca do ISEC.

Já pelo facto de não se poder fazer um mestrado ou 2ª fase da licenciatura como lhe quiserem chamar num politecnico nao é bem assim, visto que o ISEC e o ISEP "pelo menos" o mais tardar em 2007/2008 vão tem a funcionar tambem o mestrado em engenharia informatica...
:D

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 569 mensagens ]  Ir para página - Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 38  Próximo

Os Horários são TMG

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: